Bem administrado, o almoxarifado de uma empresa pode não só evitar perdas como também dar mais agilidade e eficiência aos trabalhos.
Almoxarifado é diferente de estoque. Enquanto o estoque reúne os produtos a serem comercializados, o almoxarifado concentra todos os itens necessários para o funcionamento da empresa, como material de escritório, de limpeza e EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Almoxarifado bem organizado ajuda a aumentar a eficiência da equipe
Deixar o almoxarifado bem organizado evita perdas e ainda ajuda a tornar a rotina de todos os funcionários mais eficiente, já que a tendência é que todos sejam prontamente atendidos em suas necessidades.
Por isso, apresentamos 12 dicas para organizar seu almoxarifado:
- Analise se o espaço físico destinado é adequado para receber o almoxarifado. Não pode ser muito apertado, para não comprometer a qualidade dos produtos, mas também não deve ser muito grande, a ponto de ter área ociosa, que gere despesa desnecessária.
- O local deve ser bem iluminado a ponto de cada item ser encontrado om facilidade. Porém, não deve haver incidência de sol diretamente e diariamente sobre as peças.
- Verifique se há umidade em excesso e se insetos circulam entre os materiais. Ambos podem trazer prejuízos.
- Sinalize de forma eficiente corredores, estantes, prateleiras e produtos, para que tudo seja encontrado rapidamente.
- Organize os produtos nas prateleiras de maneira que a movimentação dos itens seja feita de forma segura. Uma dica é colocar itens mais pesados nas prateleiras mais baixas.
- Coloque os produtos mais próximos do vencimento na parte da frente da prateleira, e os com maior prazo de validade, atrás.
- Controle o fluxo de produtos com uma planilha detalhada, registrando entrada e saída de cada volume e quem fez a retirada. Deixe bem visível, também, o prazo de validade de cada item.
- Softwares específicos para almoxarifados podem ajudar a ter uma gestão mais eficiente. É possível, com esse tipo de ferramenta, fazer um controle mais apurado de cada item, analisando quantas unidades são utilizadas por mês e de quanto em quanto tempo a mercadoria deve ser reposta.
- Se possível, consulte os gestores de cada departamento para saber como esses materiais vem sendo usados e se são eficazes e suficientes para as atividades cotidianas. É uma forma de evitar desperdício e buscar eficiência nos resultados.
- Instrua ou peça aos coordenadores de cada departamento que informem todos os colaboradores a fazerem o uso correto e consciente dos materiais.
- Crie um sistema efetivo para devoluções e trocas. Materiais parados por falta de manutenção também representam prejuízo.
- Controle também a entrada e saída de colaboradores ao almoxarifado e, de preferência, limite o acesso.
Tenha um almoxarifado sob medida para a sua empresa
A solução para quem procura um espaço com toda a infraestrutura a valores mais acessíveis está na SS Self Storage Pronto Espaço, que oferece boxes privativos dos mais variados tamanhos e localizados em pontos de fácil acesso.
Esses espaços são preparados para armazenar mercadorias em condições ideais, longe de umidade, luz intensa e de tudo que possa danificar os produtos.
Os boxes podem ser organizados da forma que você bem entender, com uso de estantes, gaveteiros e outros moveis.
Espaços são vigiados por câmeras e dispõem de área para carga e descarga
Na SS Self Storage Pronto Espaço, você tranca o box, leva as chaves, e escolhe quem mais pode acessar o espaço. As áreas comuns do prédio são vigiadas por câmeras de segurança.
Os boxes podem ser acessados de maneira ilimitada, e a Pronto Espaço oferece toda a comodidade para você gerenciar seu almoxarifado. Isso inclui estacionamento próprio, área para carga e descarga, carrinhos para transferência interna de volumes, e ainda wi-fi gratuita.
Não há complicação para fechar contrato. Até pessoa física pode alugar um box, sem necessidade de fiador.
Conheça as vantagens ter seu almoxarifado na SS Self Storage Pronto Espaço. Fale com nossa equipe, esclareça suas dúvidas e obtenha uma cotação sem compromisso.